Bolos 2024
Oi, gente, tudo bem?
Estou aqui com uma flanelinha e um óleo de peroba, lustrando a minha cara de pau de reaparecer depois de tanto tempo sem enviar a newsletter (a última enviada foi em novembro de 2022). 😊 A cartinha nasceu no em maio de 2020, quando estávamos em lockdown e apavorados pelo futuro enquanto um monte de gente morria de Covid todos os dias em um país desgovernado por um criminoso. Para mim, foi uma maneira de extravasar o estresse diário da época e conversar com vocês, compartilhando receitas que poderiam ajudar o nosso dia a dia a ser um pouquinho menos tétrico. Cozinhar, para mim, sempre foi terapêutico, desde quando comecei, aos 11 anos de idade, e percebi com as cartinhas que para muitos de vocês também era – e, além disso, todo mundo estava cozinhando em casa e precisando de receitinhas bem gostosas.
A rotina foi voltando ao normal depois da chegada da vacina e acabei ficando sem tempo de manter a newsletter. Fui deixando de lado, sempre pensando que ia dar um jeito de voltar a escrever para vocês, só que o tempo, cada vez mais escasso, não deixou que isso acontecesse. Para piorar, a Mailchimp, plataforma que eu usava para enviar a newsletter, resolveu mudar os valores dos planos e como eu tinha mais de mil inscritos não poderia mais usar a versão grátis. Migrei para a Substack, mas precisava dar um jeito na carinha da newsletter e... Bem, vou de novo jogar a carta da falta de tempo.
2024 chegou e com ele eu fiz uma pequena lista de resoluções (escrevi sobre isso no blog), e uma delas seria trazer a newsletter de volta, mesmo que não seja com a frequência de quando a criei. Não sou uma pessoa techie (inveja dos millenials que tiram tudo isso de letra, me sinto uma dinossaura com certos assuntos tecnológicos) e não consegui deixar a carinha da newsletter do jeito que eu queria, mas lembrei de um professor da faculdade que falava sobre “style over substance” e de que como eu estava exatamente caindo nessa armadilha, deixando de criar conteúdo por causa da aparência da cartinha.
Então estou aqui, com essa edição da newsletter surgindo como uma Fênix depois de tanto tempo nas cinzas, e para ela escolhi o tema da primeira cartinha que enviei: bolos – não poderia ser diferente.
Espero que gostem da cartinha e que as receitas deixem os finais de semana de vocês mais saborosos ainda: afinal de contas, quem me acompanha sabe que sábado é dia de bolo! <3
Começo logo com um clássico da infância dos anos 80: aquele bolo molhadinho, delicioso, embrulhado em papel alumínio que fazia a alegria das festas de aniversário - quem viveu, sabe, e quem não viveu pode experimentar agora e entrar para o fã-clube. 😉
Bolo formigueiro de laranja e iogurte
Macio, fofinho, perfumado com laranja e pontilhado de chocolate: o bolo perfeito existe e eu posso provar! 😊 Além de tudo, facílimo de fazer, não precisa nem de batedeira nem de liquidificador. Uma das diversas versões que fiz para o bolo de iogurte do Epicurious.
Um bolinho de baunilha, totalmente simples, transformado em um bolo de respeito! Dividi ao meio, recheei com doce de leite e polvilhei com açúcar e canela: assim nasceu um dos bolos mais gostosos do blog.
Bolo de chocolate e vinho tinto
Tinha que ter um bolo de chocolate nesta cartinha e resolvi logo ostentar com uma receita que também leva vinho. Úmido, saboroso e lindo: o que mais se pode querer de um bolo?
Bolo de limão siciliano e tomilho
Termino a cartinha com um dos meus bolos favoritos da vida: não poderia faltar limão por aqui, né? 😊 Lembro exatamente da primeira vez em que fiz a receita: estava vendo um programa do maravilhoso Nigel Slater no finado canal BBC HD e ele fez esse bolo, eu fiquei tão encantada que no dia seguinte fui pra cozinhar prepará-lo também. Já fiz tanto que a receita mora no meu coração.
*******
Espero que tenham gostado das receitas desta cartinha e torço para que experimentem: depois me contem qual deles foi o seu favorito.