Reaproveitar para não desperdiçar
Reaproveitar alimentos: agora mais importante do que nunca
Já sabemos que muita gente está cozinhando mais na quarentena, e até mesmo quem não tinha o hábito de manejar as panelas diariamente tem tido que se virar. Não é fácil exercitar a criatividade na cozinha todos os dias, e nem sempre dá vontade, eu mesma confesso. Além disso, precisamos reduzir as idas ao supermercado e fazer render o que temos em casa. Por isso, trago algumas ideias de receitas de reaproveitamento para deixar novamente interessantes aqueles restinhos que geralmente ficam rodando na geladeira ou na despensa:
Frittata de arroz integral alla Norma (foto acima): uma maneira gostosa e saudável de colocar aquele restinho de arroz para jogo! Use a receita como base para variar os vegetais – troque a berinjela por abobrinha, por exemplo. E é claro que a receita fica deliciosa com arroz branco, também.
Strata de tomate e alecrim: uma espécie de pudim de pão salgado, perfeito para os dias mais frios. Quem disse que pão amanhecido não pode virar uma refeição substanciosa e cheia de sabor?
Muffins de granola: aqui em casa granola não costuma durar muito, mas houve, sim, vezes em que ela foi ficando murchinha e eu perdi o interesse. Se você tem granola dando sopa por aí faça estes muffins – são deliciosos e farão a alegria dos pequenos no café da tarde.
Bolinhos de arroz: um clássico da cozinha de reaproveitamento! Eu me lembro da alegria que era o almoço quando minha avó fazia bolinho de arroz. :) Esta é uma receita mais antiga do blog que refiz dias atrás e, em vez de fritar, assei os bolinhos. Ficaram ótimos! Sequinhos, crocantes e sem aquele drama de se livrar do óleo usado depois.
Vocês também se lembram dos bolinhos de arroz da infância?
O que acharam das minhas ideias de hoje?