Carne moída e suas vantagens
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Praticidade e bom preço - ótima combinação na cozinha
Meus queridos leitores vegetarianos e veganos que me perdoem, mas hoje vou falar sobre um ingrediente precioso para mim na cozinha: carne moída! Aqui em casa comemos pouquíssima carne (geralmente uma vez por semana apenas), mas a carne moída, ou “boi ralado”, como dizia a minha avó, é a escolha na maioria das vezes em que optamos por consumir carne. Três das quatro receitas que lhes trago hoje, além de deliciosas, são muito práticas: podem ficar no seu freezer até o dia em que você não estiver muito a fim de cozinhar ou quiser ganhar tempo na cozinha:
O meu bolonhesa (foto acima): o prato preferido do Pingo! Ele simplesmente ama este macarrão e me pedia todas as vezes em que vinha me visitar. Ele também gostava de participar do preparo e me ajudava a pesar a quantidade de macarrão, a colocar as folhinhas de manjericão no molho... Só de escrever isso já fico com os olhos marejados de saudade do meu pequeno. Faço esta receita desde muito antes de o Pingo sequer pensar em nascer, mas ficou marcada com o nome dele. Tem um valor sentimental enorme para mim. O molho congela muito bem por até 2 meses, mas para congelar deixe de fora o manjericão ou outra erva fresca que quiser adicionar.
Almôndegas: sempre tenho no freezer. Faço uma receita, que rende 23-25 unidades, levo ao freezer em uma assadeira forrada com papel alumínio e quando as almôndegas estão bem durinhas transfiro para um saquinho plástico. São deliciosas e podem ir diretamente do freezer para o forno, sem precisar descongelar antes. Uma mão na roda quando você se toca de que não se programou para o almoço ou jantar e precisa de uma solução rápida. Também funcionam bem na marmita para quem leva comida para o trabalho. Nos dias de preguiça fazemos sanduíches com elas, no estilo Joey Tribbiani. Apesar desta receita ser a minha preferida, há outras receitas de almôndegas no blog e se você quiser variar é só clicar aqui.
Chili con carne: outra receita saborosa e que congela super bem! Aqui em casa final de semana combina demais com chili com carne: já houve vezes em que almoçamos ou jantamos chili que estava no freezer só pra ver um filminho ou seriado no sofá. Tão bom... No mesmo link você encontra também a receita para um guacamole delicioso. Aqui vale a regrinha do molho bolonhesa: se for congelar o chili, deixe de fora o coentro fresco e só acrescente na hora de servir.
Pide de carne e alho-poró: esta receita não congela bem, mas serve para aqueles dias em que dá vontade de preparar algo diferente. É uma massa que lembra pizza e um recheio cheio de sabor. E se você não estiver a fim de preparar a massa e simplesmente colocar este recheio delícia em um pãozinho para montar um sanduíche, vou te aplaudir de pé! :D
Vocês também gostam da praticidade da carne moída?
O que mais gostam de preparar com o ingrediente?