Arroz
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Arroz - amado e indispensável
Conheço poucas pessoas – dá para contar nos dedos de uma mão – que não gostam de arroz: ingrediente popular, presente no nosso prato quase que diariamente.
Minha mãe fazia um arroz soltinho como ninguém, só de pensar já fico com água na boca (e saudade). Aqui em casa não pode faltar para acompanhar o feijão – delícia de combinação.
O arroz é versátil e pode ser preparado e servido de várias formas, incluindo como sobremesa:
Risoto de brócolis e gorgonzola (foto acima): sou doida por risotos, ficam gostosos de tudo quanto é jeito. Brócolis e gorgonzola fazem uma dupla interessante e saborosa, mas é claro que você pode usar o queijo que tiver na geladeira. Cozinha de quarentena é isso mesmo: fazer o que dá com o que temos em casa.
Arroz com frango e açafrão: prato único, delicioso e perfumado. Açafrão é coisa cara, portanto siga em frente com a receita mesmo que não o tenha em casa – eu já fiz isso inúmeras vezes, com diferentes receitas. A canela dá um aroma delicioso e as oleaginosas trazem um crocante que combina muito bem com o arroz e o franguinho.
Paella de alcachofra e grão-de-bico: uma roubada no jogo e usamos arroz arbóreo para fazer paella. Um prato delicioso, feito em uma panela só e que pode ser adaptado de várias maneiras, trocando os ingredientes. Use caldo de legumes para que a receita seja vegana.
Arroz doce de eggnog: receita de uma das minhas séries de Natal, mas que vai bem em qualquer época do ano. Arroz doce, para mim, tem sabor de saudade, pois minha mãe preparava sempre e eu gostava de comer pelando – foram muitas tardes vendo desenhos animados na TV com um potinho de arroz doce fumegando. Às vezes faço a receita quando o coração está apertado, e acabo comendo com lágrimas nos olhos, de tanta falta que a dona Tereza me faz. Para um arroz doce mais tradicional, omita as especiarias e o conhaque da receita e use apenas canela para polvilhar na hora de servir.
Vocês também consideram o arroz um ingrediente indispensável?
Qual a sua forma favorita de prepará-lo?