Sobremesas com frutas
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Adoçando os dias com a ajuda da fruteira
Meus queridos, me desculpem, mas vou começar a cartinha de hoje reclamando: não aguento mais ficar em casa. Ando exausta e sem ânimo. Ao mesmo tempo, tenho medo de sair e me contaminar. Vivo esse dilema todos os dias e, para piorar, me sinto culpada, pois tenho o privilégio de continuar trabalhando de casa.
Imagino que muitos de vocês me lendo estão se sentindo do mesmo jeito, por isso, resolvi adoçar a newsletter de hoje com sobremesas bem saborosas, e todas tem algo em comum: são à base de frutas.
Gelatina de tangerina e Prosecco (foto acima): já começo logo com os meus amados cítricos, e neste caso, a tangerina vem acompanhada de uma bebidinha, outro item essencial nesta pandemia – nem me lembro mais quantas vezes me larguei no sofá com uma taça de vinho nestes últimos seis meses. Já aviso que gelatina feita com fruta de verdade é um caminho sem volta: depois delas, as artificiais perdem toda a graça.
Bolo de iogurte e maracujá: fácil de fazer – não precisa nem de batedeira! – e deliciosamente azedinho. Quem lê o blog sabe que ando fazendo bolos com iogurte com bastante frequência, são mesmo muito gostosos, úmidos e macios, além de práticos. Maracujá é um dos meus sabores favoritos e o perfume na cozinha vai te deixar com água na boca.
Crumble de maçã com fubá e laranja: as frutas aparecem duplamente nesta receita, deixando o crumble muito saboroso. Maçã é uma fruta que fica maravilhosa assada, acho perfeita para sobremesas quentinhas. O fubá deixa tudo mais diferentão e interessante, mas não passe perrengue: se não tiver o ingrediente em casa, substitua por farinha de trigo e faça um crumble mais tradicional.
Clafoutis de ameixa e especiarias: quem me acompanha sabe que o meu forno não descansa nunca – faço tudo nele! Uso, inclusive, para substituir receitas fritas, como frango à milanesa, por exemplo. E, claro, também uso o danado para doces – sou doida por sobremesas quentinhas, como este clafoutis (para quem quiser um clafoutis com uma pegada mais tropical, tem o de banana com chocolate). Já fiz as ameixas da receita para acompanhar waffles de cacau (combinaram lindamente!) e, como não tinha as 5 especiarias chinesas em pó em casa, usei cravo e cardamomo para substituir, mantendo a canela da receita. Deu muito certo.
Qual é a sua fruta favorita?
Você gosta de consumir frutas in natura ou também gosta de preparar receitas com elas?