Saladas
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Para refrescar esse calor doido
No final de semana passado escolhi o tema da newsletter de hoje e separei as receitas que enviaria a vocês. Mas agora, quinta à noite, depois de aguentar 37 graus em São Paulo, decidi mudar de rota e escrever outra cartinha, influenciada por esse calor tenebroso: saladinhas para refrescar.
Saladas gostosas e frescas, com adição de ingredientes bacanas para deixá-las interessantes e transformá-las em uma refeição leve.
Há opções com folhas, com leguminosas e com pão – espero que gostem!
Salada de tomate, cebola roxa e gorgonzola (foto acima): salada com queijo já me deixa feliz de cara, mesmo que eu tenha que tomar um comprimido de lactase antes de comer – sem problema! Esta salada é super fresquinha e deliciosa – cebola crua e gorgonzola vão te deixar com bafinho, então se for uma refeição romântica, escolha outra receita. :)
Panzanella de tomates assados: uma maneira incrível de reaproveitar pão dormido, dá pra fazer esta salada com vários ingredientes diferentes. Nesta versão, os tomates entram assados e ficam desmanchando, uma delícia, e você pode usá-los em outras preparações: misturados a um espaguete alho e óleo ficam perfeitos! O molho com mostarda e mel é ótimo e você pode usá-lo em outras saladas também. Sempre deixo molho de salada pronto em um vidro de geleia na geladeira: dura alguns dias e na hora da pressa é só chacoalhar bem e jogar por cima das folhas e dos legumes – jogo rapidíssimo.
Tabule de quinoa: para quem gosta de ervas frescas, tabule é a receita perfeita. Nesta versão, troquei o trigo para quibe por quinoa e consegui uma salada leve e muito saudável. Quando ainda estava indo para o escritório era uma das minhas marmitas preferidas, e muitas vezes acrescentei grão-de-bico à salada para dar mais “sustância”.
Salada de batata-doce assada e queijo de cabra: provavelmente o único jeito de comer batata-doce que me agrada! As folhas escuras dão sabor e textura à salada: usei rúcula, mas troque por agrião, por exemplo, se preferir – eu apenas evitaria alface, pois o sabor é muito suave e acho que não combinaria. O molho com laranja é maravilhoso e você pode usá-lo para fazer outras saladas ficarem ainda mais especiais.
Salada de lentilha, feta e tomate cereja: outra marmita preferida do tempo pré-pandemia! Eu particularmente não sou muito fã de lentilha servida quente, como feijão: prefiro assim, em forma de salada. Levei muitas vezes esta saladinha para o escritório e em algumas delas acrescentei ovo cozido, para dar saciedade por mais tempo. Também troquei o feta por outros queijos em algumas das vezes.
Você gosta de saladas?
O que acha de combinar ingredientes para deixar as saladas mais incrementadas?