Tomate cereja
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Sempre na minha lista de compras
Costumo dizer que o Universo estava inspirado quando criou o tomate – acho um dos vegetais mais gostosos! Sou fã desde pequena (quem recebeu a minha cartinha sobre cenoura sabe).
O tomate cereja, docinho e suculento, está sempre na minha lista de compras: com ele faço uma porção de receitas, ou na pressa apenas uma simples salada - se tiver queijo, então... delícia!
Também adoro uma saladinha de tomate para acompanhar arroz soltinho e ovo frito... Bom demais.
Hoje trago ideias para vocês aproveitarem o tomate cereja – espero que gostem!
Macarrão com molho de tomate cereja: macarrão, o rei da praticidade e da falta de tempo! Receita com poucos ingredientes e uma cremosidade deliciosa. Comida que conforta a alma.
Quiche de alho-poró, queijo e tomate: adoro tortas salgadas e quiche não é exceção. Não é uma receita rápida, mas vale a pena preparar, pois fica muito gostosa, além de linda. A massa é ótima e você pode variar o sabor da quiche como quiser, usando outros vegetais.
Frango com tomate cereja: se eu ganhasse R$ 1,00 por cada vez que fiz esta receita na vida, estaria vivendo de renda, praticamente uma Kardashian. :) Este franguinho é uma versão de uma receita que aprendi com a Ofélia, quando eu tinha uns 12 anos de idade (tenho 41). Conforme desenvolvia mais jeito com as panelas, fui adaptando a receita e deixando mais prática e rápida. Delícia para acompanhar arroz.
Polentanella: uma panzanella diferentona, em que o pão é substituído por polenta. Saladona completa, vale por uma refeição leve nos dias de calor. Está sem tempo? Faça a panzanella tradicional mesmo, usando pão no lugar da polenta – sem estresse.
Focaccia de tomates cereja e tomilho: receita boa para complementar uma tábua de queijos ou para fazer um sanduíche! Os tomatinhos dão uma doçura deliciosa à focaccia, e se você servir com sabores contrastantes como queijos fortes, salame apimentado e azeitonas, por exemplo, será sucesso. Troque o tomilho por alecrim, se preferir.
Cobertura rápida para bruschetta: aqueça um pouco de azeite de oliva em uma frigideira e junte um dente de alho picadinho ou ralado. Refogue por 1 minuto apenas – não deixe o alho queimar, para não amargar a receita. Junte um punhado de tomates cereja cortados ao meio, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, e refogue rapidamente por alguns minutos. Acrescente as ervas de sua preferência: alecrim, tomilho, manjericão, orégano, manjerona – o que houver na geladeira. Sirva sobre pão tostado e cubra com uma chuvinha de parmesão ou pecorino, se desejar.
Você também sempre tem tomate cereja em casa?
Como gosta de prepará-lo?