Abobrinha
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Presença constante na minha cozinha
Semana passada adocei a newsletter com bastante caramelo, mas hoje quero falar sobre um vegetal que amo: abobrinha!
Confesso que a inspiração para o tema desta semana veio da abobrinha marinada que publiquei dias atrás.
Aqui em casa faço abobrinha uma vez por semana, de jeitos diferentes – eu e João adoramos. Gosto de variar as receitas, mas em dias de cansaço ou falta de tempo (ou ambos), corto em rodelas e asso, seguindo uma receita do Panelinha.
As receitas que trago na cartinha de hoje são favoritas minhas e espero que vocês também gostem:
Barquinhas de abobrinha: começo com um clássico revisitado, uma versão mais moderna e gostosa das abobrinhas recheadas da minha infância. Nada de carne branquela, arroz molhado no recheio e abobrinha molenga feita na panela de pressão – aqui a carne fica lindamente dourada, incrementada com gorgonzola, e as barquinhas são feitas no forno. Sirvo com uma saladinha verde.
Risoto de abobrinha e chorizo: sou fã de risotos, adoro prepará-los com diferentes vegetais, queijos... Este é uma delícia e se você não encontrar chorizo, não se estresse: substitua por bacon, fica muito gostoso também. A abobrinha grelhada que vai por cima do risoto também faz bonito em saladas.
Clafoutis de abobrinha, queijo e bacon: clafoutis não precisam ser necessariamente doces – há versões salgadas muito gostosas! Outra receita que pede apenas uma saladinha verde de acompanhamento e nada mais.
Keftedes de abobrinha: vez ou outra eu apareço aqui com receitas fritas por imersão – são raras, pois realmente as evito aqui em casa, mas estes bolinhos são tão gostosos que vale a pena quebrar a regra por eles. Se não tiver como comprar feta, troque por outro queijo de sabor forte – a receita ficará com um jeitão menos grego, mas não menos saborosa.
Macarrão com abobrinha, alho-poró e gorgonzola: novamente, juntei gorgonzola e abobrinha, mas desta vez no macarrão, e ficou uma delícia! O molho é tão gostoso que dá vontade de ficar beliscando às colheradas antes de juntar a ele o macarrão cozido. Receita simples, com poucos ingredientes, e que rende uma comidinha boa demais.
Você também gosta de abobrinha?
Qual é o seu jeito favorito de prepará-la?