Meus básicos do momento
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Praticidade e rapidez para lidar com o cansaço
Minhas queridas e meus queridos, espero que estejam bem e com saúde.
Não tenho variado muito as receitas aqui em casa, aliás, ando fugindo da cozinha sempre que possível – o cansaço é grande demais, sendo a exaustão mental gigante perto da física.
Algumas receitas, entretanto, tenho feito com regularidade, pois são rápidas, práticas, ou comidas das quais sinto muita falta.
Trago hoje o que não falta aqui em casa, mesmo com esse ânimo zero. E aproveito para lhes contar que a newsletter volta, mas sem dia fixo na semana ou frequência específica: enviarei a cartinha quando sentir que tenho algo a dividir com vocês.
Obrigada por estarem sempre comigo e um grande beijo!
Macarrão com molho de tomate cereja e azeitona (foto acima): receita rapidíssima, com ingredientes que sempre tenho em casa. Já improvisei de várias maneiras, como contei neste post do blog. Macarrão sempre salva quando falta tempo ou vontade de fazer o almoço ou o jantar. Aqui, o molho fica pronto enquanto a água ferve.
Patê de atum: esta receita já apareceu em outra newsletter, mas lhes trago novamente, pois tenho feito uma vez por semana ultimamente. E sim, usando maionese industrializada e pão de forma comprado. Sem a menor culpa, sem crise.
Pão 100% integral: o pão para o patê é comprado, sim, mas para o café da manhã eu prefiro caseiro – sinto que o outro pão não me sacia da mesma forma, e ficar bem alimentada até a hora do almoço é necessário para as manhãs de trabalho intenso. Faço o pão uma vez por semana, congelo as fatias e tiro do freezer conforme vamos consumindo. Não é uma receita rápida, mas é prática por durar um bom tempo no freezer.
Granola de chocolate: adoro granola com iogurte no meio da tarde e, novamente, prefiro fazer a granola em casa, assim sei a quantidade de açúcar e gordura que estou consumindo, além de zerar os conservantes (deixo pra consumir estas pragas no pão de forma). :) A receita rende bastante e dura 2 semanas bem fechadinha em um pote hermético, e como o João não gosta de granola uma leva me rende muitas porções – inclusive, às vezes dura um pouquinho mais de 2 semanas, e apesar de ela perder um pouco a crocância, continua saborosa. Quem gosta de sabores cítricos precisa provar a minha granola de laranja e azeite de oliva!
Stir-fry de carne com cenoura e alho-poró: aqui em casa consumimos pouca carne, uma ou duas vezes por semana no máximo, e de vez em quando na forma deste stir-fry. É fácil e rápido de fazer, dá pra juntar um montão de vegetais – já fiz com abobrinha, brócolis... Arroz e pronto, comida na mesa. Além disso, como a receita rende 4 porções, congelo metade para outro dia. Como somos apenas duas pessoas aqui em casa, de uma vez já resolvo duas refeições.
O que vocês andam fazendo por aí para driblar o cansaço da cozinha?
De quais alimentos ou receitas não abrem mão?