Cebola
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Absolutamente indispensável e maravilhosamente deliciosa
Minhas queridas e meus queridos, como vocês estão?
De uns tempos pra cá, começo a newsletter sempre do mesmo jeito. Espero, de verdade, que estejam bem neste furdúncio em que vivemos.
Fiquei pensando em um tema para esta cartinha, sem muito sucesso. Ao preparar uma sopa gostosa de legumes para o jantar, me inspirei enquanto cortava cebola e pronto, tema escolhido!
É impossível pensar em cozinhar sem cebola, não? O cheiro dela refogando no azeite, às vezes junto com alho, é um dos aromas mais incríveis que uma cozinha pode ter – dá água na boca só de pensar.
Além do refogado, podemos fazer muitas outras receitas deliciosas com cebola, e hoje trago algumas sugestões bem bacanas:
Sopa de cebola: já começo logo com um clássico, e que nos dias frios que temos por agora em São Paulo é perfeito para o jantar. Cebola caramelizada é uma delícia, e se você fizer a sopa e quiser já adiantar uma segunda receita, aumente a quantidade de cebola para preparar:
Frittata de brócolis, cebola caramelizada e mozarela fresca: frittata, essa omelete bonitona que começa na chama do fogão e termina no forno – apenas amo. Dá pra variar os sabores de mil jeitos diferentes, e ainda usar aquelas sobrinhas esquecidas na geladeira. Se estiver com pressa, faça a frittata só dando um sustinho na cebola, sem caramelizar mesmo. Sem stress.
Tarte tatin de cebola roxa com massa de centeio: quem disse que tarte tatin tem que ser sempre a sobremesa? Dá pra fazer salgada também e fica deliciosa! Usei cebola roxa para dar uma cor bonita à torta e também por ser mais adocicada, mas use a cebola que tiver em casa! Não tem tomilho? Simbora de orégano fresco, manjerona ou alecrim.
Pãezinhos de cebola e queijo: assim como a tarte tatin não precisa ser necessariamente doce, rolinhos parecidos com cinnamon rolls também podem ser salgados – aqui, queijo e cebola são o recheio e os pãezinhos ficam deliciosos! A receita pede por fontina, mas já fiz com gruyère e, mais recentemente em lockdown, mozarela mesmo, da amarela. Sucesso com todos os queijos!
Galette de abobrinha, cebola e queijo com massa de azeite: não ia colocar duas tortas na mesma newsletter, mas esta massa de azeite é tão gostosa e tão fácil de fazer que não resisti. Dá para fazer com outros recheios, inventar como quiser – no Natal passado, fiz com aspargos e gorgonzola (o recheio desta galette), para deixar a mesa bonita. Ficou uma delícia!
Vocês também amam o cheirinho da cebola refogando no azeite?
De qual das receitas da newsletter de hoje você mais gostou?