Pães - ano II
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Para aquecer a cozinha e deixar os dias mais gostosos
Minhas queridas e meus queridos, como vocês estão?
Aqui em São Paulo uma nova onda de frio intenso chegou e os dias, apesar de ensolarados, estão gelados – mínimas de 4, 5 graus em vários lugares da cidade.
Nestas horas penso em como somos privilegiados, tendo uma cama quentinha todas as noites, protegidos dentro de nossas casas. Tanta gente morrendo de frio nas ruas, a miséria aumentando a cada dia neste país. É triste demais.
Para aliviar o coração preocupado, voltei para a cozinha ultimamente, e fazer pão é algo que me relaxa, especialmente nos finais de semana, quando ficamos em casa para nos proteger da Covid-19. Entre uma fermentação e outra, um seriadinho para distrair.
Antes de dividir com vocês algumas sugestões de pães doces e salgados, gostaria de fazer um pedido: caso você possa e esteja dentro do seu planejamento financeiro, considere fazer uma doação a uma instituição séria que possa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Tenho contribuído com o Mães de Favela, da CUFA, nem que seja um pouquinho por mês, e dias atrás fiz uma doação às Casas André Luiz.
Não podemos esperar nada deste desgoverno mesmo, portanto façamos nós um pouquinho cada um para estender a mão a quem mais precisa.
Muito obrigada! <3
Brioche recheado com amêndoa com compota de ameixa (foto acima): começo logo com um pão incrível, macio, amanteigado... Brioche é puro luxo! Se quiser um brioche mais tradicional, pode fazer sem o recheio. E a compota de ameixa é deliciosa servida com arroz doce.
Pãezinhos de azeitona e alecrim: se você não gosta de azeitona, pule para a próxima receita – eu amo e uso muito em minha cozinha. Estes pãezinhos são perfumados de alecrim e deliciosos. Também congelam super bem.
Pãezinhos de centeio e provolone: receita para momentos em que precisamos desestressar (vivendo no Brasil isso acontece todos os dias, né?) – modelar e rechear todas aquelas bolinhas é quase um exercício de meditação. :) Não tem farinha de centeio em casa? Não sofra: troque por farinha de trigo integral.
Pãezinhos de maçã e marzipã: uma receita com sabores que lembram um pouco strudel, mas sem a complicação dele. No post você aprende a fazer um marzipã caseiro maravilhoso e que pode ser usado em diversas receitas (ou, se você for como eu, vai comer quase tudo puro mesmo). :)
Pão de queijo da Úmbria: perfumado, delicioso, crocante por fora e macio por dentro... Nem preciso dizer que amo esta receita, né? :) Perfeito para usar restinhos de queijo meio esquecidos na geladeira, e você pode variar o sabor trocando os tipos de queijo conforme preferir - a doida por queijos fedidos (como diz o João) aqui já quer fazer com gorgonzola.
Pãezinhos de canela e cardamomo: como resistir a pãezinhos tão lindos? Além disso, os sabores destas especiarias são deliciosos e tem um jeitão bem invernal. Perfeitos para acompanhar um chá ou um café quentinho.
Vocês também tem o hábito de fazer pão em casa?
Gostam mais de preparar pães doces ou salgados?