Sopas - ano II
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Perfeitas para espantar o frio pra bem longe
Technicolors do meu coração, como vocês estão?
O frio continua forte em São Paulo, e eu serei pelo segundo ano seguido um clichê completo mandando uma newsletter de sopas em pleno inverno – sei que, no fundo, vai acabar sendo útil para vocês... :)
Também quero agradecer os emails queridos que recebi como resposta da última cartinha: obrigada por deixarem os meus dias mais felizes, mais doces, mais bonitos.
Ao escolher as receitas que seriam incluídas na cartinha de hoje, tentei fazer uma mistura de sabores diferentes entre si, e no final das contas as sopas vegetarianas dominam: são três das cinco receitas, e as outras duas podem perfeitamente ser adaptadas para versões vegetarianas tirando o salame e o bacon.
Espero que os dias tenham sido bondosos com vocês. Eu fiquei uns dias de folga e em meio a uma pandemia não há muito o que fazer, mas só o fato de não ter hora para nada já me deixou descansada (e quem lê o blog sabe do quanto eu andava precisando de uma pausa).
Mando um abraço apertado junto com a cartinha e obrigada por estarem comigo. xx
Sopa de legumes (foto acima): começo logo com uma receita clássica, aquela sopinha que (quase) todo mundo adora! Aqui em casa faço sempre, tanto esta versão quanto outras, dependendo do que tem na geladeira e no freezer. Adoro servir com uma chuvinha de parmesão bem fininho por cima.
Pasta e fagioli: falando em clássico, trago mais um, a sopa italiana de feijão e macarrão. Deliciosa, rende bastante, alimenta, sacia... Tem jeitão de comida de vó, eu amo! Na hora do aperto, cheguei a usar feijão enlatado sem o menor problema, e já coloquei feijão branco quando não tinha outro em casa – a receita é clássica, mas comigo ela se torna democrática.
Sopa de lentilha com salame crocante: costumo dizer que nos meus seis anos como vegetariana (em um passado longínquo), bacon era do que eu mais sentia falta – é verdade, mas pra ser sincera eu também adoro embutidos de porco, como salame e copa. Um dos meus sanduíches favoritos é feito com baguete com mostarda, salame ou copa, queijo e rúcula. Na receita que lhes envio hoje, o salaminho crocante e a sopa quentinha combinam demais.
Sopa de tomates assados com pesto: tenho um fraco por legumes assados, acho que ficam muito saborosos preparados assim. E vários deles podem virar sopa depois de saírem do forno, como tomates e cenouras, por exemplo. A sopinha de tomate ganha um brilho com o pesto, tanto na cor quanto no sabor.
Sopa de couve-flor com curry: em tempos pandêmicos as viagens se tornaram coisa do passado, e mesmo quando a Covid estiver mais controlada (dedos cruzados, #vacinasim, #vivaaCiência, #vivaosus, #forabolsonaro) viajar não será mais como era há alguns anos, pois nosso dinheiro desvalorizou DEMAIS. Por isso, vou viajando sem sair de casa, com comidinhas gostosas como essa sopa que fiz depois de provar uma sopa de couve-flor com curry em Buenos Aires, em 2016.
Para vocês, sopa é janta? Sim ou não? :)
Me conta qual é a sua sopa favorita?