Pera
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
Para adoçar o amargo que às vezes sinto com a Internet
Olá, minhas queridas e meus queridos, como estão as coisas? Faz séculos que não mando cartinhas para vocês... A vida anda corrida, ritmo intenso de trabalho, outro projeto na cabeça: tudo isso me deixou sem tempo para escrever a newsletter do TK.
Confesso que a falta de tempo foi, sim, o fator mais determinante para o meu “sumiço”, entretanto tenho que admitir que a Internet às vezes me desanima demais. Dias atrás uma leitora querida me mandou uma mensagem para contar que o site Cybercook estava usando receita e foto minhas sem dar o devido crédito, e para piorar uma outra pessoa constava como “autora” da foto. Quando reclamei abertamente sobre isso nas redes sociais, o Cybercook me mandou uma mensagem dizendo o seguinte: “apesar do consenso de que receitas publicadas na internet - a não ser que façam parte de obras literárias - sejam de domínio público”.
Fiquei pensando no tanto de tempo e dinheiro gasto com testes de receitas, fotos, edição de fotos, produção de texto, postagem em redes sociais para tentar gerar engajamento, e me deu uma revolta pensar que um site que não cria nada ganha dinheiro usando conteúdos gerados por outras pessoas, sem que estas sejam sequer informadas, sem que o devido crédito seja dado.
Bateu raiva, desânimo, vontade de largar tudo, de gritar com a cara enfiada em uma almofada.
Tenho percebido há tempos que muita gente não quer mais saber de produzir nada de graça: é um crescente de newsletters pagas, conteúdos exclusivos para assinantes, e entendo perfeitamente o porquê de isso acontecer – quem faz isso está certíssimo. A gente produz conteúdo de qualidade de graça e ainda corre o risco de gerar renda para outras pessoas – sem saber!
Bem, agora que desabafei vamos falar de coisa boa, vamos falar de receitas? Hoje escolhi a pera porque a danada é resistente: já cheguei a esquecer algumas na geladeira e depois de um tempão ainda estavam boas. Eu também estou resistindo com o meu bloguinho há 15 anos nessa terra de ninguém, e vejam, até mesmo gerando dinheiro para quem não fez NADA, apenas usou o meu conteúdo como se nada fosse. Só o Universo sabe até quando, mas por enquanto sigo.
Espero que gostem das receitas que escolhi – todas foram feitas com muito carinho:
Bolo de pera, azeite de oliva e chocolate: começo com um bolo que amo, e que muitas leitoras já fizeram também! Ele é bem molhadinho e serve tanto como sobremesa como para um café da tarde caprichado.
Crumble de pera: sou a louca dos crumbles, por isso esta receita não poderia faltar na cartinha. Delicioso, fácil de fazer, tá combinando com o tempo esquisito que anda fazendo em São Paulo.
Bolinhos de gingerbread e pera: impossível olhar para estas belezinhas e não querer prepará-las! Os bolinhos ficam tão lindos com a pontinha da pera para fora, e além de tudo são muito saborosos.
Panna cotta de Amaretto com peras carameladas: panna cotta é uma delícia, mas é claro que você pode usar a pera cozida, que também é maravilhosa, para acompanhar iogurte ou arroz doce (imaginem se eu não falaria de arroz doce). :)
Croustade de pera com massa de limão siciliano e amêndoas: para encerrar, uma croustade – ou galette – bem linda, perfumada de limão siciliano, para deixar a mesa mais bonita e os buchinhos mais felizes. Receita mais trabalhosa do que as outras da cartinha, é verdade, mas que vale a pena preparar, nem que seja para uma ocasião mais especial - quem sabe pode ser a sobremesa para o Natal? ;)
Você também gosta de pera?
Qual é a sua receita favorita com a fruta?