Receitas pós-desabafo
Veja o email no seu navegador
Lá clique em "past issues" para ver as edições passadas
O que andou rolando por aqui
Queridos e queridas, tudo bem?
Aqui 2022 chegou com tudo: eu e o João pegamos Covid, mesmo não saindo para nada do dia 29 de dezembro em diante, a não ser para fazer mercado e sempre com PFF2 na cara. João teve sintomas muito leves, graças às três doses de vacina. Eu tive dias mais difíceis, com febre, uma dor de cabeça que não passava por nada, tosse e dor no corpo. Já estamos bem, eu ainda com a voz anasalada, mas tudo certo. Fiquei cabreira por ter pegado, mesmo sendo cuidadosa, e mais brava ainda porque faltavam apenas alguns dias para a minha dose de reforço.
Depois do meu desabafo no blog em dezembro, recebi uma tonelada de carinho de vocês – nem sei como agradecer, a não ser dizendo que mando de volta meu afeto. Muita gente como eu, desanimada com a cozinha, cozinhando por obrigação... Aqui desde então apelamos aos sandubas, comemos os restinhos da ceia por alguns dias seguidos, além de alguns pratos que eu já tinha deixado prontos no freezer. Também comprei umas comidinhas congeladas (primeira vez na vida), e elas foram especialmente salvadoras na semana passada, quando eu estava doente.
Sigo assim, cozinhando de vez em quando, e só quando dá vontade mesmo. Sei que sou privilegiada por poder escolher fazer isso neste momento, e gostaria que fosse assim com todas vocês.
Resolvi mandar uma cartinha com as receitas que fiz no último mês: foram poucas, mas ajudaram um bocado por serem saborosas e algumas delas também rápidas:
Pão 100% integral (foto acima): tentei comer pão industrializado no café da manhã, mas não deu. Além do sabor não ser tão bom, eu sentia uma fome absurda no meio da manhã, o que não acontecia quando eu comia o meu pãozinho integral. Então continuei preparando esta receita e congelando as fatias, para consumir durante a semana.
Macarrão com molho de tomate cereja e azeitona: impossível não pensar em macarrão quando a gente quer uma comida rápida. Esse aqui eu fiz algumas vezes, porque realmente fica pronto em pouco tempo e é bem gostoso. Esta receita perdoa tudo: já fiz com vinho tinto quando não tinha branco (e confesso que achei até mais gostoso!), azeitona verde se não tem a preta, qualquer erva que esteja dando sopa na geladeira, e até mesmo salsinha direto do freezer, e quando não tem massa curta vai espaguete mesmo.
Almôndegas: residentes permanentes do meu freezer desde sempre. No último mês foram vários sanduíches de pão francês ou baguete, almôndegas, mostarda de Dijon e mozarela, e se tiver alface ou rúcula na geladeira melhor ainda.
Frango oriental com cenoura e escarola: fiz esse franguinho umas duas vezes no último mês, pois como somos só dois aqui em casa a receita já rende duas refeições. A cenoura eu sempre mantenho como base, mas já usei várias outras hortaliças no lugar da escarola: brócolis, abobrinha... E já usei alho-poró no lugar da cebola, ficou incrível – eu AMO alho-poró.
Torcidinhos de queijo: esses eu fiz para beliscar antes da ceia de Natal, João adora, e no Réveillon fiz de novo, porque não teve ceia: fiz uma tábua de frios e queijos bem linda, acompanhada de pães da Fabriqué (moro longe da padaria, mas vou lá a cada 15 dias comprar os produtos maravilhosos e encher meu freezer), algumas frutas e espumante. Perfeito para quem estava morrendo de preguiça de cozinhar e queria mesmo era ficar de pernas para cima, vendo um filminho.
O que vocês tem feito com o desânimo na cozinha?
Há alguma receita que vocês amam a ponto de se animarem com ela?