A belíssima ameixa
Queridas e queridos, espero que estejam bem.
Uma onda de frio chegou aqui em São Paulo e está 9°C enquanto escrevo esta cartinha – uma noite bem gelada. O final de semana foi embaixo das cobertas, vendo seriado (estou quase terminando a terceira temporada de “The Bear” – e odiando).
Também teve bastante cozinhança aqui em casa, fiz um bolo delicioso (nos próximos dias vou postar a receita no blog), cookies, sopa, buraco quente com o recheio destas empanadas – me senti como nos velhos tempos em que emendava uma receita na outra e depois ficava horas fotografando tudo: bateu uma nostalgia tão gostosa...
Uma das receitas que fiz no final de semana foi com ameixas e por isso me inspirei a escrever a newsletter de hoje com receitas usando a fruta: tão deliciosa in natura, a ameixa também faz bonito em bolos, crumbles, tortas – e até gelatina caseira!
Espero que gostem das receitas que envio hoje – um abraço quentinho e bom restinho de semana!
Bolo de ameixa com açúcar e canela
Um bolo simples, gostoso, que fica melhor ainda com a adição das ameixas – a massa é bem básica e fica boa com outras frutas também, como pêssegos, maçãs ou peras.
Barrinhas amanteigadas de manteiga queimada, nectarina e ameixa
Sou doida por manteiga queimada (brown butter, em inglês, ou beurre noisette, em francês): o sabor amendoado dá um tchan em bolos, cookies, tortas e combina com uma infinidade de outros sabores.
Aqui usei nectarinas com as ameixas, por conta da época em que preparei a receita pela primeira vez, mas assim como o bolo já citado na cartinha, outras frutas podem – e devem – ser usadas nestas deliciosas barrinhas.
Olha eu aqui de novo, pregando a palavra do crumble: para vocês verem como o danado é versátil, cada hora trago uma receita diferente, com frutas diferentes, e todas as versões são deliciosas.
Gelatinas caseiras são um caminho sem volta: é tanto sabor que a gente não se acostuma mais à versão de pacotinho.
Além desta versão com ameixas, tenho outras receitas deliciosas no blog usando maracujá, limão siciliano, laranja... Vale a pena dar uma olhadinha. 😉
*******