O maravilhoso fubá
Tenho uma leitora veterana do meu blog em inglês chamada Ellen, ela é norte-americana, mora em Los Angeles e acabou se tornando uma amiga virtual: há muitos anos trocamos e-mails, mensagens de Whatsapp e também já conversamos por vídeo. Ela é queridíssima e me diz que sempre que faz alguma receita com fubá se lembra de mim, pois sabe que adoro o ingrediente – ela foi atrás de fubá em um mercadinho que vende produtos brasileiros para fazer algumas receitas do blog e acabou se apaixonando pelo ingrediente, assim como muitos de nós, brasileiros.
Eu tenho sempre fubá em casa, seja para fazer um bolo gostoso ou para empanar o filé de pescada branca e fritar, como fazia minha mãe: o Pingo e o João também amam o peixinho feito assim.
Por isso, resolvi homenagear este ingrediente tão versátil e maravilhoso na minha cartinha de hoje: espero que vocês gostem das diferentes formas de usar o fubá na cozinha de vocês.
Um beijo e bom restinho de semana! <3
Tenho que começar com a receita mais preciosa do mundo para mim: minha primeira vez na cozinha, o bolinho que minha tia-avó me ensinou e que me fez tomar gosto pelas panelas.
Fácil de fazer e delicioso.
Crumble de maçã com fubá e laranja
Uma alternativa para quem, como eu, gosta de crumbles: a cobertura é feita com fubá em vez de farinha de trigo e fica leve e muito gostosa! Além disso, é versátil e você pode usá-la com outras frutas além de maçã.
Estamos todos muito olímpicos, né? É uma delícia ver as conquistas brasileiras nos jogos em Paris – pensando nisso, lembrei desta experiência que fiz anos atrás adicionando o nosso brasileiríssimo fubá a uma receita francesa – sem modéstia, ficou très bien! 😊
Galette de aspargo e gorgonzola com massa de fubá
Quem disse que o maravilhoso fubá só aparece em receitas doces? Aqui ele faz bonito na massa da galette, deixando a torta ainda mais linda e deliciosa!
*******
Precioso demais poder ler sobre seu primeiro bolo.
Amo fubá. Não fico sem. Polenta, sopa, bolo, pra empanar... boa noite, Pat!