Receitas Vegetarianas
Finalmente sexta, né, queridas e queridos?
Esta semana parece estar durando 34 dias por aqui, estou contando as horas para poder descansar a cabeça e não precisar pensar em mais nada a não ser no que ver nos serviços de streaming.
Desde que mandei a última newsletter para vocês fiquei pensando no tema da cartinha seguinte, e tinha até decidido por outro assunto, mas lembrei que sempre que posto as minhas receitas vegetarianas no Twitter recebo comentários tão queridos! Resolvi trazer o tema para a segunda cartinha de 2024.
Eu fui vegetariana 6 anos da minha vida e voltei a comer carne porque sonhava com bacon... Cedi à tentação, mas nada impede que eu faça refeições vegetarianas e veganas com frequência.
Com a volta quase que total ao presencial não tenho feito almoço tantas vezes quantas gostaria, mas quando faço é geralmente vegetariano ou vegano: arroz e feijão, um legume assado ou refogado, uma salada. Semana passada teve arroz, feijão preto, couve refogada e mandioca na Air Fryer – ficou tudo muito gostoso e não sentimos falta nenhuma de carne no prato.
Trago hoje algumas receitas vegetarianas bem saborosas e espero que vocês gostem delas tanto quanto eu.
Um beijo e ótimo final de semana!
Gratinado de abobrinha, pimentão assado e tomate
Começo com uma receita antiguinha do blog (2015), porém é deliciosa demais e vira e mexe faço em casa. Uma vez ganhei uma cesta de final de ano e nela veio um vidro de pimentão assado em conserva e na hora esta receita me veio à cabeça.
Barquinhas de berinjela com tomate e queijo
Eu amo barquinhas (quem lê o blog e/ou comprou o meu e-book sabe) porque elas não só são deliciosas como também ficam lindas: a gente sempre começa a comer com os olhos, né?
Esse recheio é bem basicão e usa ingredientes fáceis de encontrar e que nós quase sempre temos em casa.
A azeitona preta traz um salgadinho interessante à berinjela, mas eu já fiz usando a verde quando não tinha a preta em casa e também já substituí por alcaparra.
Quiche de alho poró, queijo e tomate
Quem aí lembra da época em que era considerado “light” almoçar quiche com salada? Quem tem a minha idade (45) já viu uns trocentos modismos diferentes sobre alimentação e dietas, emagrecimento, etc. – só de pensar já me dá uma preguiça imensa.
Eu quero comer quiche porque é gostosa e pronto: e é claro que é ótimo poder colocar vários vegetais diferentes como recheio.
A quiche que trago hoje tem um sabor bem simples, mas tanto a receita é tão boa que você vai poder variar como quiser e criar muitos outros sabores. Dá para trocar tanto os vegetais quanto os queijos para ter quiches diferentes.
Torta de polenta, tomate e abobrinha
Para quem não tem tempo ou paciência de fazer massa de quiche, trago outra sugestão de torta de legumes, mas desta vez a polenta faz as vezes da massa e funciona muito bem!
Aqui em casa tenho um marido que não é muito fã de queijo, e se o queijo for “fedido” (palavras dele) aí é que não come mesmo, mas preciso contar a vocês que já fiz essa torta com gorgonzola no lugar do parmesão e fica divina.
Croquetes de batata, ervilha e queijo
Encerro a cartinha com uma receita que fiz anos atrás por causa da minha vó: o post do blog é de julho de 2020 e a Vó Isa partiu em setembro daquele ano.
Nunca fomos muito próximas, apesar de termos morado na mesma casa alguns anos: brigávamos muito, eu tinha ciúme do meu irmão, ela não tinha paciência com o meu gênio... Mas ela era uma cozinheira incrível e sempre fazia comidinhas deliciosas. Por isso, os croquetes que fiz pensando nela estão aqui e, além de serem vegetarianos, são assados em vez de fritos.
*******
Nossa, realmente todas estas receitas são ótimas pra recriar. Eu lembro do combo quiche + salada!! Era o grande lance. Tb tenho cortado muito carne -
Ela está naturalmente saindo do meu cardápio.