Saladas para quem está derretendo
Tá calor, né, gente? ☹
Insuportável, impossível de aguentar – um mês de verão e eu já estou em suplício. Definitivamente nasci no lugar errado: desde criança, sempre odiei o calor, o meu bom humor desaparece com temperaturas acima de 22°C.
Se o mundo não acabar por conta das mudanças climáticas, serei uma velhinha chata reclamando do calor TODA HORA – já vou pedindo desculpas antecipadamente.
Até o meu apetite sumiu, e olha que pra eu ficar sem fome tem que ser uma hecatombe mesmo: estou querendo viver à base de tomate, pepino, melão e melancia. Mas não dá, preciso me alimentar para não desmaiar na academia e passar vergonha (já dei teto preto algumas vezes durante o treino, foi o maior carão). Então a solução é fazer umas saladas mais incrementadas, com uns queijinhos e outros ingredientes para dar mais “sustância” – é exatamente esse o tema da cartinha de hoje!
Trago algumas opções de saladas que vão deixar as suas refeições mais leves – para encarar esse calor infernal – mas não temos nutritivas.
Um beijo e até semana que vem!
Salada de tomate, pepino, queijo e avocado
Fresquinha, saborosa e fácil de fazer, esta salada tem batido cartão aqui em casa: quando não tem avocado, coloco palmito e, às vezes, para deixar mais nutritiva, sirvo com um ovo cozido.
Polentanella (salada de tomate, manjericão e polenta)
Eu amo panzanella, pois salada com pão é amor puro, mas esta versão aqui também merece aplausos: pedacinhos de polenta substituem o pão e, no final, vocês terão uma salada absolutamente deliciosa.
Salada de vagem, tomate, feta e feijão branco
Uma das minhas receitas favoritas, esta salada vai converter quem não gosta de vagem! É um post de 2021, quando o preço do feta estava menos absurdo do que agora, por isso eu já fiz esta salada usando queijo minas frescal e aquelas cerejinhas de mozarela de búfala – tudo delicioso. E já coloquei grão-de-bico no lugar do feijão branco – sucesso também.
Salada com tomate, bacon e queijo assados
Encerro a newsletter com uma receita um pouco mais, digamos, “encorpada”: se o dia não estiver tão desgraçadamente quente, ligue o forno rapidinho para preparar esta delícia – dependendo do tamanho da sua Air Fryer, você pode usá-la em vez do forno.
*******
Hoje em dia, eu moro num lugar que faz calor o ano todo, então acho que sofro menos com mudanças de temperatura. Por causa dessa convivência com o calor, suas ideias de saladas são mais que bem-vindas. Queijos eu não encontro aqui, só o do Marajó mesmo, mas já dá pra substituir. E eu faço a ricota em casa, que também dá pra incrementar essas saladas lindas que você sugeriu.