Versatilidade para reaproveitar
“Tá tudo tão caro!” – deve ser uma das frases que eu mais ouço, e mais falo também.
Houve, sim, uma melhora significativa dos preços dos alimentos depois que aquela desgraça saiu da presidência, mas ainda assim uma ida ao mercado dá uma bela desanimada na gente (e faz um buraco na conta bancária). O Brasil, a terra onde tudo dá, mas nem todo mundo consegue comer. É uma tristeza.
Se eu, que reconheço que tenho privilégios, tô reclamando, imagina como está para a maioria da população. Por isso, precisamos fazer valer cada centavo e não jogar uma migalhinha sequer de comida fora: sempre lembro da minha avó Luiza (um dos capítulos do meu e-book é sobre ela) e de como ela fazia cada restinho de cada refeição virar outra completamente nova e igualmente deliciosa.
Hoje trago algumas receitas em que dá para variarmos os ingredientes, trocar os legumes, usar o que tem rodando sem destino na geladeira para reaproveitar tudinho e não desperdiçar nada: espero que as receitas lhe sejam úteis!
Um beijo!
Torta de liquidificador com sardinha e legumes
Já começo com um clássico! Quem viveu os anos 80 lembra bem dessa torta e de como ela é versátil.
A minha versão é com sardinha e legumes, mas você pode usar o que quiser: atum, frango desfiado/picadinho, fazer vegetariana (como a versão no meu e-book), trocar os legumes por outros, usar enlatados como milho, por exemplo...
Aquele restinho de legume refogado que sobrou da outra refeição também pode ser usado nesta torta. Além disso, ela é gostosa tanto quente como em temperatura ambiente. Receita 10/10.
Frittata de abobrinha com gorgonzola
Outra receita em que você pode usar vários legumes e queijos diferentes, e até mesmo fazer sem o queijo se quiser. Ovo é vida, né? Dá pra usar uma infinidade de ingredientes na frittata, sem o menor problema, e ela também fica gostosa tanto quente como em temperatura ambiente.
Agora tá quente demais em muitos lugares do Brasil e não dá pra pensar em sopa, mas guarde esta receita com carinho, porque tenho certeza de que quando o calor der uma trégua esta sopinha vai te salvar.
Você não precisa usar todos os legumes que usei aqui: já fiz muita sopa gostosa só com cebola, alho, batata e cenoura. A receita é só para te inspirar a usar o que tiver em casa e, se um ou outro legume já estiver meio murchinho, jogue dentro da sopa e pronto. 😊
Algo que vai bem demais nesta sopa também é alguma folha escura, e você pode usar tanto as folhas frescas quanto espinafre congelado, por exemplo (quando tem promoção desse tipo de ingrediente eu faço estoque). E aquele restinho de couve que sobrou da feijoada também pode entrar na dança.
Panzanella com tomates assados e mozarela
Tem aquele pãozinho velho aí ficando duro e esturricado? Coloque ele pra jogo nesta salada deliciosa!
Panzanellas podem ter diversas combinações de sabores (eu fiz uma versão espanhola anos atrás) usando os ingredientes que você quiser: a única coisa que eu acho que não pode faltar (além do pão, claro) são os tomates, pois eles, além de trazerem o seu sabor incrível, vão umedecer o pão junto com o molho da salada. De resto, use a sua criatividade ou o que estiver disponível na geladeira: pepino, manga, azeitona, alcaparras, pimentão, rabanete, maçã, feijão branco ou fradinho, grão-de-bico, diferentes tipos queijos, pedacinhos de embutidos...
Curry de berinjela, grão-de-bico e espinafre
Se você tem uns leguminhos meio esquecidos no gavetão da geladeira e está quente demais para fazer uma sopa, um curry é a melhor solução: a minha receita leva berinjela, mas também poderia ser abóbora, abobrinha, cenoura, brócolis... Ou até mesmo um pouquinho de cada!
A beleza do curry está no molho perfumado com especiarias que deixam qualquer legume delicioso, portanto, use o que estiver à mão e pronto! Um pouquinho de arroz e uma refeição maravilhosa está servida.
*******