As preciosas oleaginosas
Quero começar esta cartinha agradecendo o carinho que recebi de vocês depois de enviar a newsletter passada: comentários aqui no Substack e e-mails que me fizeram me sentir abraçada – muito obrigada. ❤
Eu já tinha desistido de tentar entender o que se passa na cabeça das pessoas por causa dos resultados das eleições municipais aqui no Brasil, e depois das eleições presidenciais norte-americanas joguei mesmo a toalha.
Parece que estamos vivendo no Mundo Bizarro, aquele do desenho dos Superamigos que era todo ao contrário do mundo real. Tá todo mundo louco, ou “nuts”, como dizem nos EUA. Eu prefiro as “nuts” do bem, as oleaginosas, que além de serem deliciosas e combinarem com as mais diversas receitas, também têm nutrientes importantes para a nossa saúde. Amêndoas, castanhas de caju e do Pará, amendoim, nozes, macadâmias: saborosas e versáteis, elas vão em bolos, brownies, cookies, pães, granolas, crumbles, como também em receitas salgadas como pestos e pratos orientais.
Oleaginosas não são baratas, por isso eu as compro em poucas quantidades e guardo no freezer, bem fechadas em um saquinho, para que não fiquem rançosas.
Selecionei quatro receitas bacanas para a cartinha de hoje, sendo uma delas salgada – espero que gostem!
Um beijo e bom restinho de semana.
Um bolo delicioso que fica ainda mais especial com a cobertura de amêndoas: esta receita é um sucesso do blog, quem faz se apaixona! A calda deixa o bolo úmido e ainda mais saboroso.
Se você não curte granola, esta receita vai mudar a sua opinião: a mais gostosa que já provei (modéstia à parte), dá um banho nas granolas de supermercado (modéstia à parte, novamente). Fiz muito esta granola na época do lockdown para o café da manhã ou o lanche da tarde, e ela durava pouquíssimo tempo. 😊
Eu amo esta receita: os brownies ficam com uma textura incrível e um sabor maravilhoso de chocolate, e o crocante das castanhas de caju completa tudo perfeitamente.
Claro que você pode usar outras oleaginosas se quiser substituir as castanha de caju: nozes ficam ótimas aqui, avelãs também – todas as “nuts” combinam muitíssimo bem com chocolate!
Encerro a cartinha com uma receita salgada deliciosa e fácil de fazer, este pesto que pode ser usado como molho de macarrão, ou para deixar o frango do dia a dia mais interessante... Uma colheradinha de pesto na sopa também deixa tudo mais gostoso, como fiz com esta receita aqui – um molho saboroso e versátil.
*******
Hmmm tô com um monte de castanha de caju dando sopa em casa ... Sinto que em breve teremos brownie 😍
Eu já fiz esse bolo de mel e amêndoas inúmeras vezes, Pati! Realmente, nuts são muito caras, mas tem receitas e pessoas que valem muito a pena! Essa receita e você são exemplo disso!!